Correspondência é a percepção da existência da relação "um a um". Por exemplo, à mesa temos um prato para cada pessoa. Ao nos vestirmos, cada pé tem o seu sapato. Bastante simples para trabalhar esse conceito, o jogo das Caixinhas Numeradas consiste em guardar dentro delas o número correspondente de feijões. Ao contá-los em voz alta, a criança automaticamente faz a correspondência entre o número falado e a quantidade de feijões em suas mãos. Um aluno pode colocar os feijões e outro conferir as quantidades colocadas pelo colega.
sábado, 31 de maio de 2008
terça-feira, 27 de maio de 2008
CONSERVAÇÃO E SEQÜÊNCIA
Com palitos de picolé e diferentes tipos de sementes tem-se um jogo para diagnosticar se a criança percebe que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição ( processo mental da conservação). Num palito por exemplo, coloca-se cinco sementes de determinado tipo, em cima das bolinhas correspondentes. E, em outro, igual número de sementes de outra espécie, porém mais próximas ou mais afastadas entre si. Fazem-se mais duplas com diversas quantidades e pede-se à criança que agrupe os palitos com igual número de sementes. Se ela não tiver noção de conservação, agrupará palitos com quantidades diferentes. Tudo que envolver medidas (comprimento, volume ou área) não estará ao seu alcance. Outra forma de usar os palitinhos é para formação de sequência numérica.
domingo, 25 de maio de 2008
MAIS CAIXINHAS 2
Estou usando essas caixinhas para guardar jogos, fantoches,material para leitura, alfabeto móvel...
sábado, 24 de maio de 2008
terça-feira, 20 de maio de 2008
TABELAS E GRÁFICOS
Levantar dados e representá-los em uma tabela são ações que costumam despertar o interesse dos alunos. Assim, a partir de perguntas como: "Em qual mês você faz aniversário? e Quantos anos você tem?", pode se organizar uma pesquisa nas certidões de nascimentos da turma e as respostas obtidas são registradas em uma tabela.
Primeiro coloca-se na mesa da professora pequenas tiras de papéis com o nome dos meses do ano. Depois distribui-se entre os alunos caixinhas de fósforos vazias. Cada aluno deverá escrever seu nome na lateral da caixinha e colocar sua caixinha no lugar referente ao mês do seu aniversário.
As informações que aparecem na tabela podem ser visualizadas rapidamente quando traspostas para um gráfico.
domingo, 18 de maio de 2008
BONECA TALITA
Olha como ficou a Talita !!!!(nome que eles escolheram para a boneca) A confecção da Talita foi tão gostosa e motivadora, que cada dia eles trazem alguma coisa para enfeitá-la,calcinha, meias, anel... Brincam com ela como se fizesse parte da turma. Inúmeras atividades estou realizando com ela. Higiene Corporal
MEU CORPO
Estamos trabalhando o corpo e o nome de suas partes,além de outras atividades, como riscar o corpo de um aluno no papel pardo e completar com suas partes, usar o corpo de um dos alunos para fazer uma boneca de pano, que postarei depois, fiz estes dois bonecos com E.V.A. e velcro. Está sendo muito legal!!! Até nome colocamos neles.
domingo, 4 de maio de 2008
CUBOS DA INCLUSÃO
Inclusão é o processo segundo o qual a inteligência inclui, por exemplo, uvas e maçãs no conceito de frutas ou meninos e meninas no gênero criança. No campo da matemática, trata-se de um raciocínio básico para que o pequeno estudante tenha noção de conjunto ou entenda que "dentro"do nove podemos encontrar os números sete e dois, entre outras possibilidades. Os cubos do professor Lorenzato ajudam o aluno a "ver"o conceito abstrato de inclusão. Sào numerados de um a dez e feitos numa escala de tamanho que permite enfiar uma caixa na outra. O cubo um cabe no dois e assim por diante.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
VISEIRAS DA DENGUE
Assinar:
Postagens (Atom)