sábado, 29 de novembro de 2008

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO



Com a história João e o pé de feijão, fizemos a experiência do feijão e todo dia anotamos as mudanças observadas . Fizemos pesquisas de marcas e preços de feijões e construímos um gráfico com a marca mais usada, a que tinha o preço mais caro e o mais barato. Depois cada um inventou um nome para o feijão que João colheu e fez uma propaganda para ele.
Que pena que o ano letivo está acabando e não vamos ter tempo de trabalhar com mais contos de fadas!!!
.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CINDERELA


Depois de trabalharmos com a história tradicional da Cinderela assistimos o filme Deu a louca na Cinderela. Quem trabalha com os Contos de fadas não pode deixar de assistir, é muito legal!!! As crianças adoraram!!! Em seguida, trabalhando mais um gênero textual, fizemos convites para o Baile da história da Cinderela.
.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

LEMBRANCINHA DE BATIZADO



Para presentear os convidados no dia do batizado da Duda, minha sobrinha linda, fiz esses prendedores de pombinha. Vamos prender uma cartãozinho com foto e colocar no saquinho de T.N.T.
Duda linda da Dindinha, que Jesus continue sempre te abençoando!!!
.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MALA SURPRESA DA MILENA

Essa tirinha que trabalhamos, inspirou a Milena a trazer pipocas na sua Mala Surpresa.
.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

BRANCA DE NEVE




Agora foi a vez da história da Branca de Neve e os sete anões.
Ficaram lindos não acham???
Dá uma olhadinha na cara do Zangado!
Clique na imagem para ampliar.
.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

TEATRO JOÃO E MARIA





Olha que maravilha!!! Fomos ao teatro ver a peça João e Maria!!! Agora vamos ler a história e dramatizá-la também. Depois vamos mais uma vez comparar e discutir as semelhanças e diferenças desses dois gêneros textuais.
A Seqüência Didática Contos de Fadas está sendo uma maravilha!!!

.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

JOÃO E MARIA





Pedi outra professora que recebesse meus alunos e dissesse para eles que ficariam com ela porque eu não iria vir. Quando ela estava fazendo a rotina diária com eles, bati na porta vestida de bruxa procurando o João e Maria que tinham sumido da história. O rostinho de surpresa deles foi encantador!!! Depois de brincar um pouco com a situação, contei a história e distribuí pirulitos para todos.Prosseguindo as atividades sugeri que fizessem um bilhete para o João e a Maria alertando-os dos perigos da floresta. A produção dos bilhetes foi surpreendente.
Foi tudo maravilhoso!!!

.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

JÚRI SIMULADO - LOBO MAU: CULPADO OU INOCENTE?




Depois de trabalharmos as histórias: Os Três Porquinhos e a Verdadeira história dos Três Porquinhos, fizemos um Júri Simulado - Lobo Mau: Culpado ou Inocente?
Juntos elaboramos um cartaz com argumentos contra e a favor do lobo mau e possíveis contra-argumentos.Nesse momento fui fazendo intervensões sugerindo recursos lingüísticos que poderiam dar força e clareza aos seus argumentos. Na hora de realizarmos o Júri Simulado dividimos a turma entre juiz, réu, jurados, defesa, acusação e testemunhas. Cada um exerceu muito bem a sua função.
No final o lobo mau foi condenado a divertir as crianças no zoológico até se tornar bonzinho.
E nós já estamos começando a aprender como construir textos argumentativos!!!
.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

NÃO DEIXE DE COMENTAR


Os comentários incentivam as novas postagens, sem comentários não dá vontade de postar!
Não deixem de comentar. É rapidinho!!!
.

MALA SURPRESA DO JOÃO VICTOR


Antes das dicas do que tinha na Mala Surpresa, João Victor distribui para os colegas uma adivinha: O que é, o que é? É uma caixinha de bom parecer, não há carpinteiro que saiba fazer? Ninguém descobriu. Só descobriram com as dicas que ele deu: minha vó comprou no mercado, é de comer, tem 8 letras, começa com a letra A, abro minha boca 4 vezes para falar seu nome. Adivinharam o que é? AMENDOIM.

Para os que estão me perguntando como trabalho com a Mala Surpresa é só dá uma olhadinha na postagem do dia 08/06/08. Apresentei a proposta para os pais na Reunião de Pais e eles aderiram a proposta.
.

domingo, 9 de novembro de 2008

OS TRÊS PORQUINHOS






Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Trabalhamos a história dos Três Porquinhos, confeccionamos o cenário com as mesas da sala, papel pardoe giz de cera, depois dramatizamos a história.
Que momento mágico!!!
.

sábado, 8 de novembro de 2008

PORTA TRECO PAPAI NOEL

Usei garrafa pet de 600 ml , e.v.a e cola quente.
Ficou uma graça, não acham?
.

PORTA CD





.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

LEMBRANCINHAS DE NATAL



AGARRADINHO - PORTA BLOQUINHO DE ANOTAÇÕES - PONTEIRA PARA LÁPIS - PORTA CD
.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

VISEIRAS DE MORANGUINHO



Essas viseiras são encomendas da Heloísa. Dá um visual muito legal nas crianças na festa da Moranguinho.
.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MALA SURPRESA DO JOÃO ASAFE

João Asafe trouxe na Mala Surpresa BALAS e um cd da Sara com uma música comparando essas delícias com a delícia do amor de Deus. Ouvimos a música, trabalhamos a letra e é claro, chupamos as balas!!! Foi uma delícia!!!
.

CHAPEUZINHO VERMELHO


Trabalhamos a história da Chapeuzinho Vermelho e fizemos a dramatização, foi muito legal!!! Na seqüência das atividades trabalhamos também "A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho" (Agnese Baruzzi e Sandro Natalini) e o filme Deu a louca na Chapeuzinho.Comparamos as histórias e listamos as semelhanças e diferenças entre elas, principalmente as modernizações que aparecem. Cada criança trouxe de casa uma nova receita para mamãe da Chapeuzinho, trabalhamos neste momento as características desse gênero textual. Finalizamos construindo coletivamente um novo final para a história.
.