sexta-feira, 29 de agosto de 2008

MARCADOR DE PÁGINA DE CARRINHO

.

Os alunos que mereceram receber a cor verde em todas as semanas do mês de agosto no gráfico "De olho nas atitudes da turma 101", receberam esse presente. Esses presentes são um grande incentivo para que os alunos procurem melhor suas atitudes. Na postagem do dia 16 de junho, mostro como trabalho com esse gráfico.
.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

.
Estamos trabalhando com Brinquedos e Brincadeiras.
Essa tema e bastante rico para trabalhar a leitura e a escrita dos alunos em qualquer nível da compreensão e construção da base alfabética da nossa escrita.
Está sendo muito legal!!!





.

domingo, 24 de agosto de 2008

LEMBRANCINHAS DE PALHAÇO

.
Enfeites para mesa e para bandeja de doces


Kit para colorir


Ponteiras para lápis


Sacolinha Surpresa

Convite

Prendedores


Que cansaço!!! Mas muito feliz e satisfeita. Fiz esses 660 palhaços encomendados para o aniversário do Arthur em três semanas. Mas valeu a pena!!!
Ficaram lindinhos, não acham???
.

domingo, 10 de agosto de 2008

terça-feira, 5 de agosto de 2008

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MOLDES

.
Lembrancinha volta às aulas
Pirata de Palavras
Cogumelo volta às aulas


Lembrancinha para o Dia dos Pais

.

domingo, 3 de agosto de 2008

LEMBRANCINHAS VOLTA ÀS AULAS II

.


Estou providenciando todos os moldes. Aguardem!!!
.

sábado, 2 de agosto de 2008

PIRATA DE PALAVRAS

.
Livro: Pirata de Palavras
Autora: Jussara Braga

- Aguçar a curiosidade explorando o título, ativando conhecimentos prévios e aguçando antecipações de sentido.
- Leitura da história levantando e verificando hipóteses.
- Construção da compreensão global da história, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas.

Pirata de Palavras
Heitor era um menino que trazia sempre no bolso folhas de papel e uma caneta azul. Quando passeava pela rua, voltando da escola, ia anotando palavras dos luminosos de propaganda, cartazes e placas. Depois assinava a folha, embaixo, trocando a letra H pela letra L. Formando, assim, LEITOR.
Seus amigos perguntavam:
_ Para que isso, Heitor?
Ele sorria e dizia:
_ Sou Pirata de Palavras!
Ele imaginava criar uma grande história, colecionando palavras como quem guarda selos.
No primeiro dia juntou: amarelo - caramelo - alfinete - sorvete - anzol - jornal - barril - anil.
No segundo dia juntou: caminhão - feijão - balão - algodão - estrada - espada - toalha - medalha.
No terceiro dia juntou: chácara - chuvisco - chapéu - chaveiro - chocolate - xadrez - xarope.
No quarto dia juntou: pássaro - pêssego - passeio passado - morro - murro - carro - burro.
No quinto dia foram dez palavras. Era um dia de sol! Juntou praça - vidraça - brinquedo - coqueiro - faqueiro - pipoqueiro - lâmpada - tampa - banco - canto.
No sexto dia foram só quatro palavras. Era um dia de muita chuva... Juntou tesoura - vassoura - panela - capela.
E assim foi anotando, semana após semana. As palavras cresciam como em um dicionário. E nada de histórias...
Então Heitor percebeu que histórias se fazem de palavras, ideias, sonhos e fantasias...
Feita essa nova descoberta, agora o nosso Leitor é Pirata de Aventuras!


- Atividades escritas relacionadas com a compreensão da história e com as palavras que Heitor juntou.
- Confecção do tapa-olho de TNT.
- Seja você também um Pirata de Palavras. Faça como Heitor: anote nessa cadernetinha, palavras que você encontra pelas ruas por onde passa, em revistas que você lê, palavras que você vê na televisão...

A maior parte dos meus alunos estão nos níveis silábico - alfabético e alfabético, então vou sugerir que tipo de palavras irão escrever em cada dia. Exemplo: No primeiro dia vamos escrever somente palavras com rr. E no dia seguinte trabalharemos estas palavras em jogos e brincadeiras.
.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

LEMBRANCINHAS VOLTA ÀS AULAS

.

Podem ser prendedores de papel , ponteiras de lápis, capas de cadernetinhas...
Dentro dos corações podemos escrever:
Que bom que você voltou!!!
Como é bom ter você aqui!!!
.