domingo, 29 de junho de 2008

CARTELAS DE PALAVRAS

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Componentes: cartelas com figuras e quadrinhos vazios correspondentes a quantidade de letras do nome da figura, pote várias letras.

Finalidade: Formar os nomes das figuras.

Número de participantes: grupo de no máximo 4 alunos.

Regras:

- Distribuir as cartelas entre os grupos;
- Cada aluno do grupo deverá preencher os quadrinhos formando o nome da figura, pedindo ajuda dos colegas do grupo quando for necessário;
- O grupo que completar todas as cartelas primeiro será o vencedor.
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sábado, 28 de junho de 2008

CAIXINHAS DE LETRAS

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Componentes: caixinhas de fósforos encapadas com figuras coladas em cima, dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.

Finalidade: formar e fazer análise grafofônica de palavras.

Número de participantes: 2 alunos

Regras:

- Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
- Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;
- Depois, registrar no papel a palavra formada, a sua primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para escrever e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar a palavra e desenhá-la.
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sexta-feira, 27 de junho de 2008

PERDE - GANHA

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Componentes: cartela circular dividida em oito partes com ponteiro no meio fixado com bailarina e escrito nas partes: menos 2, menos 3, mais 10, dê a vez ao colega, dobre sua quantidade, dê 3 pontos ao seu colega, pegue 4 com seu colega, mais 5; pote com tampinhas de refrigerante.

Finalidade:Construção e compreensão dos diferentes conceitos das operações fundamentais (juntar, acrescentar, retirar, comparar, completar, repartir multiplicar).

Número de participantes: 2 jogadores por cartela.

Regras:

- Cada jogador deverá iniciar o jogo com 5 tampinhas;
- Estabelecer a quantidade de jogada;
- Inicia o jogo quem ganhar no par ou ímpar;
- O jogadar deverá dar um "peteleco"no ponteiro, fazendo-o girar;
- O jogador deverá cumprir o que está escrito na parte em que o ponteiro parou;
- Vencerá o jogo o jogador, que ao final das jogadas estabelecidas, tiver o maior número de tampinhas.
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quinta-feira, 26 de junho de 2008

SILABANDO

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Componentes: fichas com figuras, sílabas correspondentes aos nomes dessas figuras coladas em tampinhas de garrafa pet, embalagens de ovos.
Finalidade: formar o nome das figuras utilizando sílabas.
Número de participantes: 4 jogadores
Regras:
- Dividir as fichas entre os jogadores;
- Colocar no centro da mesa todas as tampinhas com as sílabas;
- Cada jogador deverá procurar as tampinhas com as sílabas correspondentes aos nomes das figuras das suas fichas e encaixá-las na embalagem de ovos, formando o nome das figuras;
- Ganha o jogo quem formar primeiro todas as palavras correspondentes às suas figuras.
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quarta-feira, 25 de junho de 2008

PALAVRAS CRUZADAS MÓVEIS

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Componentes: Dois conjuntos de letras em cores diferentes com todas as letras do alfabeto repetidas nuitas vezes.

Finalidade: formar palavras.

Número de participantes: dois grupos com 3 alunos no máximo.

Regras:

- Cada grupo recebe um conjunto de letras;
- Estipular um tempo para a realização do jogo;
- O primeiro grupo forma uma palavra com suas letras;
- A partir dessa palavra, os dois grupos vão formando, alternadamente, uma palavra cruzada a partir de uma letra da palavra do grupo adversário.

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terça-feira, 24 de junho de 2008

CAIXINHAS DE FÓSFOROS ILUSTRADAS

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Componentes: caixinhas de fósforo encapadas com figuras coladas em cima e o nome da figura colada dentro. Papel ofício.

Finalidades: produção escrita de letras, palavras e textos.

Número de participantes: grupos de no máximo 4 alunos

Regras:
- Distribuir as caixinhas entre os grupos
- Os alunos poderão escolher uma tarefa para realizar ou realizar todas elas.


Tarefas a serem realizadas em cada grupo:

- Unir a figura com a palavra, desenha-la, escrever do jeito que sabem o nome da figura e circular a 1ª letra.
- Desenhar e escrever outras coisas que também iniciam com o mesmo som dos nomes das figuras.
- Pesquisar, recortar e colar as letras que formam o nome das figuras.
- Escrever quantas letras é preciso para escrever o nome das figuras e quantas vezes abrimos a boca para falá-la.
- Construir do seu jeito uma história utilizando o nome das figuras.
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segunda-feira, 23 de junho de 2008

A CORRIDA DAS PALAVRAS


Componentes: 1 tabuleiro com uma trilha contendo 23 figuras (em ordem alfabética, com a letra inicial da palavra escrita ao lado), 23 envelopes com 3 palavras cada (uma das três palavras corresponde ao nome de uma das figuras da trilha e o envelope deve estar marcado com a letra inicial das palavras), 1 envelope com 6 cartas coringas, 4 marcadores para a trilha ( para indicar em que casa o jogador está), 1 dado.

Finalidade: Ganha o jogador que chegar ao final da trilha.

Número de participantes: 4 jogadores

Regras:

- Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
- Espalham-se os envelopes sobre a mesa sem abri-los, deixando a letra inicial das palavras (que está escrita no envelope) virada para cima.
- O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará (correspondente ao número do dado).
- O jogador verifica a figura que está na casa que ele está ocupando e procura o envelope com a letra inicial da palavra correspondente à figura.
- Dentro do envelope, o jogador encontrará três palavras e precisará indicar qual das três corresponde à palavra que identifica a figura da casa ocupada. Ele deverá colocar a palavra em cima da figura.
- Se algum jogador perceber que a palavra não é a correta, deve gritar: “coringa”.
- O jogador que está com a carta na mão pega uma carta coringa. Se o coringa estiver sorrindo, ele terá a ajuda dos colegas para encontrar a palavra correta (o jogo só continuará quando os jogadores encontrarem a palavra correta). Se o coringa estiver triste, ele não terá direito a ajuda e o jogador que percebeu o erro terá que achar a palavra correta, mostrar para o grupo e andar uma casa.
- O jogador que errou deverá voltar a sua posição inicial na trilha.

domingo, 22 de junho de 2008

SAQUINHO DA MATEMÁTICA


Saquinhos individuais com material de sucata (tampinhas, palitos, botões, sementes...) para atividades de construção e compreensão dos conceitos das operações fundamentais ( juntar, acrescentar, retirar, comparar, completar, repartir, multiplicar).


sábado, 21 de junho de 2008

CAIXA DE TEXTOS E PASSATEMPOS

Olhem como ficaram as caixas de textos e de passatempos!
As crianças amaram!!!

Em todas as turmas encontramos alunos que realizam as atividades mais rápidos do que os outros. Esses alunos costumam distrair os colegas que ainda não terminaram tirando-lhes a concentração. Uma maneira prazerosa e produtiva de ocupar esses alunos é deixando em qualquer cantinho sala uma caixinha com diversos tipos de textos, propiciando o contato com as diversidades textuais, e outra com passatempos, cruzadinhas, caça-palavras, labirintos... a revista Coquetel Picolé é uma ótima opção para essa caixinha, para que eles possam se ocupar sem a mediação do professor, enquanto o restante dos alunos concluam a atividade mediados pelo professor.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

POTES DE GARRAFA PET E E.V.A






Depois que a Jacirinha me ensinou a fazer esses potes


não consigo parar de fazê-los!!!


São super úteis e ficam uma graça!!!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

CAIXAS,CAIXAS,CAIXAS...




Não tem coisa melhor para organizar materiais, livros e jogos!!!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

GRÁFICO:DE OLHO NAS ATITUDES DA TURMA

No início do ano elaboramos os combinados da turma, mas para avaliar se os combinados estão sendo cumpridos ou não, fica muito abstrato para as crianças. Então para tornar mais concreta a avaliação desses combinados elaborei o Gráfico De olho nas Atitudes da Turma 101. Toda sexta-feira, na roda de conversa, conversamos sobre as atitudes de cada um durante a semana. Cada aluno diz a cor que está merecendo ganhar e o porquê de ganhá-la ( verde: cumpriu todos os combinados, amarelo: deixou de cumprir alguns dos combinados e vermelho não cumpriu os combinados) e os demais alunos avaliam se ele está realmente merecendo aquela cor. No final de cada mês fazemos a avaliação das atitudes daquele mês. Os alunos que ganharam verde em todas as semanas daquele mês, ganha um presente. O chaveirinho abaixo. Insentivando, assim os demais melhorarem suas atitudes para ganharem também.

A gráfico está sendo muito legal e funcionando bastante.

terça-feira, 10 de junho de 2008

BRINCANDO COM OS PEDACINHOS


Componentes: cartelas de papel cartão com figuras (figuras de revistas e cartilhas velhas) coladas e divididas de acordo com a quantidade de sílabas das figuras, sílabas para formar os nomes dessas figuras, caixa de sapato encapada com uma abertura na tampa.

Finalidade: Montar o nome das figuras utilizando sílabas.

Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.

Regras:


  • Distribuir as cartelas entre os grupos.
  • Um aluno de cada grupo deverá ir até a caixa e tirar uma sílaba.
  • De volta ao grupo, deverão ver se a sílaba faz parte de alguma palavra das cartelas.

  • Se não fizer parte, deverão guardá-la para, no final, trocarem com os outros grupos.

  • Depois de terminarem todas as sílabas da caixa, os grupos deverão negociar as trocas. Exemplo: "Nós temos o pedacinho "ta" e precisamos do pedacinho "lha", algum grupo quer trocar conosco o "ta""pelo "lha?

Esse jogo as crianças adoram e propicia ao aluno silábico-alfabético formular novas hipóteses de escrita para avançar para o nível alfabético.

domingo, 8 de junho de 2008

MALA SURPRESA




Com uma caixa e E.V.A fiz a nossa Mala Surpresa. Ficou lindinha, não acham? Uma vez por semana um aluno levará a caixa para casa e trará no dia seguinte com algum objeto que ache interessante. Na roda de conversa o aluno dará dicas para que os colegas descubram o que é. Depois faremos uma análise detalhada do objeto trazido e a análise grafofônica do seu nome. Em seguida o aluno escreverá e desenhará o objeto no blocão intitulado: "Mala Surpresa".

terça-feira, 3 de junho de 2008

BRINCANDO COM AS PALAVRAS


Componentes: Envelopes com figuras de revistas ou de cartilhas velhas coladas na frente, fichas com as letras e as sílabas que formam o nome desta figura dentro.

Finalidade: Formar o nome das figuras das duas maneiras, letra por letra e por sílabas.

Número de participantes: Toda turma dividida em grupos.

Regras:


  • Distribuir os envelopes entre os grupos, podendo usar o critério da cor dos envelopes ou não.

  • Cada grupo deverá montar os nomes das figuras dos envelopes das duas formas existentes nos envelopes.

  • Depois de concluídas as montagens, cada grupo deverá fazer mímicas de cada palavra para que os outros grupos descubram as palavras formadas.

Esse jogo propicia o desequilíbrio para formulação de novas hipóteses tanto para os alunos silábicos quanto para os alunos silábicos-alfabéticos.

domingo, 1 de junho de 2008

MARCADORES DE PÁGINAS

Utilizando retalhos de tecido e E.V.A, fiz esses marcadores para meus alunos marcarem as páginas do Caderninho de Leitura já postado no dia 13 de abril.