terça-feira, 25 de março de 2008

BATATA - QUENTE



Componentes: Batata confeccionada com TNT, lã, olhinhos de papelão, saquinho com as letras do alfabeto.

Finalidade: Análise grafofônica de letras e/ou palavras.

Número de participantes: toda turma em círculo.

Regras:

  • Ao som de uma música a batata-quente deverá passar de mão em mão.
  • Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar do saquinho uma letra do alfabeto, mostrar para os colegas, dizer qual é a letra e escolher um colega para dizer um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra.
  • Recomeçar a música e continuar a brincadeira até quando for de interesse da turma.

segunda-feira, 24 de março de 2008

LETRAS IMANTADAS

Componentes: Letras plásticas ou de E.V.A., imãs para colar nas letras, painel usado para colocar fotos (zinco, ferro ou alumínio), fichas com palavras ou nomes.

Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes e/ou palavras.

Número de participantes: individual ou alunos divididos em duas equipes.

Regras:
  • Dividir a turma em duas equipes.
  • Dividir o painel ao meio com fita adesiva.
  • Um participante de cada equipe sorteia uma ficha.
  • Com a ajuda dos outros membros da equipe, montar no painel com as letras imantadas a palavra ou nome sorteado.
  • Fazer a análise da palavra ou nome formados: Quantas letras foram necessárias para montá-la, Qual a primeira letra, a última, Quantas vezes abrimos a boca para falá-la...
  • A equipe que conseguir formar mais palavras ou nomes, ganhará o jogo.

terça-feira, 18 de março de 2008

FANTOCHES PARA HISTÓRIA DO COELHINHO JUJU

Confeccionei esses fantoches para contar a história do Coelhinho Juju e os ovos surpresa. Ficaram fofos, não acham?

FANTOCHE LEMBRANCINHA DE PÁSCOA

Escolhemos estes fantoches para presentear nossos alunos na Páscoa. Pois trabalharemos com eles a história do Coelhinho Juju e os ovos surpresa.
Acho que eles vão amar!!!
Utilizamos TNT , E.V.A. e olhinhos de papelão para confeccioná-los.


domingo, 16 de março de 2008

VISEIRAS COM AS INICIAIS DOS NOMES

Fomos dar um passeio no Trem da Alegria e
o transformamos no Trem do Alfabeto com nossas viseiras.
Foi super legal !!!



sexta-feira, 14 de março de 2008

MAIS CAIXINHAS!!!








Meus alunos estão adorando a organização de livros , jogos e materiais nessas caixinhas!!!

LEMBRANCINHAS PARA PÁSCOA



Fiz essas lembrancinhas de páscoa para escolher, junto com as outras professoras, qual confeccionar para nossos alunos. Usei acrilon, TNT, E.V.A., fita e colei tudo com cola quente.

terça-feira, 4 de março de 2008

FANTOCHE DO ALFABETO


ALFABETO MÓVEL


Material: quadro de pregas pequeno, com mais ou menos cinco pregas, saquinho de TNT com as letras do alfabeto para serem encaixadas no quadro de pregas.

Finalidade: Formar e analisar grafofônicamente nome ou palavras.

Número de participantes: individual ou em grupos de no máximo 5.

Regras:


  • Solicitar que formem nomes.

  • Durante a formação e depois de formado, fazer a análise grafofônica de cada nome: Com que letra começa?, Na turma tem outros nomes que também começam com essa letra?, E co esse som? Com que letra termina?...

  • Registrar os nomes fomados.

As crianças não gostavam muito de trabalhar com o alfabeto móvel, mas desta forma eles adoram.

Usaremos o alfabeto móvel em muitos outros jogos e brincadeiras.